Olá meus amigos, depois de um grande hiato, estamos postando a resolução de um problema mais comum do que parece. Após a instalação do windows em um PC com linux ou até mesmo a atualização do windows em um sistema dual boot (dois sistemas operacionais no mesmo pc), muitas vezes o windows toma a medida de alterar o UEFI, ou Unified Extensible Firmware Interface (em português “Interface Unificada de Firmware Extensível”), que é onde ficam as informações de qual sistema operacional a bios irá colocar na ordem de inicialização basicamente falando.
Recentemente tive um problema no meu PC, o qual utilizo a opção de dual boot (Linux/Windows) após a atualização do Windows 10. Ele (o Windows) simplesmente assumiu que o boot do Linux não existia e simplesmente alterou a UEFI automaticamente, fazendo com que o meu GRUB (gerenciador de boot do Linux) não aparecesse mais a lista dos sistemas eu gostaria de escolher para iniciar.
Dessa forma resolvi esse empecilho facilmente entrando na BIOS do meu computador e mudando a lista de boot.
Abaixo um pequeno tutorial de como fazer esse procedimento:
Primeiramente você deve saber qual a tecla de atalho que abrirá o sistema da BIOS para seu respectivo computador, geralmente é através do atalho F10 do seu teclado.
Abaixo a lista de atalhos para o BIOS Utility presente nos computadores da marca HP (no meu caso).
Após abrir a BIOS selecione o menu superior Storage, se sua BIOS for em português aparecerá como Armazenamento.
Selecione a opção Boot Order, em português será Ordem de Boot ou Inicialização.

0 comentários:
Postar um comentário