Fique Ligado nas Notícias!

Sun ULTRASparc T2 Open Source

Como primeiro post meu (renan) aqui no blog do meu amigo Marcos, gostaria de relatar um assunto no qual foi tratado num trabalho de pesquisa para uma das matérias do meu curso de graduação.

Em outubro de 2005 a Sun Microsystems em parceria com a Fujitsu lança a sua própria arquitetura de processadores: o Sun UltraSPARC T1, em 2007 é lançada a segunda versão, o Sun UltraSPARC T2. Diferentemente de outros fabricantes de processadores, a Sun abre mão dos sete cofres de sete chaves cada e abre o design da arquitetura do UltraSPARC T1 em dezembro de 2008, e a poucos meses foi a vez do UltraSPARC T2.

Mas porque a Sun, depois de tantos esforços, resolve abrir sua arquitetura?
Uma das razões é que esta arquitetura é compatível apenas com o sistema operacional Solaris, da própria Sun. Sendo assim a grande jogada é, juntamente com as organizações de Linux Developers espalhadas por todo o mundo, estudar a arquitetura a fim de portar o sistema operacional Linux para o UltraSPARC.

O portal do projeto é opensparc.net, lá você encontra desde o design do processador, toda a documentação, especificação da arquitetura até ferramentas específicas para simulação.

0 comentários: