Fique Ligado nas Notícias!

Normalizar Mp3

Quem nunca sofreu vários ataques de fúria ao ter em sua playlist seja no PC ou no PenDrive do carro aquelas variações de volume das músicas?

Este pequeno problema tem solução!!!

Preparei um pequeno tutorial 3x1, para sanar este problema e de quebra aumentar o volume das músicas que estiverem muito baixas em relação as outras.

REQUISITOS:
  • Software de edição de som Audacity instalado na máquina;
  • Encouder LAME (Versão 3.99) para exportação em MP3 instalado;
  • Um pouco de paciência, pois dependendo do PC pode demorar alguns minutos.
OBS.: A versão do LAME tem que ser a 3.99, versões mais novas tendem a serem instáveis e/ou não funcionarem corretamente no Audacity em computadores com S.O's. mais antigos.


1- Primeiramente vamos carregar no Audacity o arquivo que queremos normalizar.

Menu Arquivo, Abrir


Selecionar o Arquivo
 2 - Agora iremos Selecionar todo o arquivo para podermos aplicar as devidas correções
Podemos utilizar o atalho no teclado pressionando as teclar CTRL+A
3 - Depois de selecionado o arquivo vamos criar um parâmetro no Arquivos de Lote para que possamos ter o recurso de Normalizar pronto para usar sempre que quisermos.

Criação do Arquivo de Lote
4 - Nesta tela iremos clicar no canto inferior esquerdo em Adicionar em seguida daremos o nome de Normalizar para o nosso bloco de Parâmetros.


Criando Arquivo de Lote para execução dos Parâmetros personalizados
 5 - Criado o lote Normalizar, agora iremos inserir os parâmetros para que o Audacity execute os recursos de Normalizar, Amplificar e Exportar.
Inserindo Parâmetros
 6 - Procure na lista a opção Amplify e informe 0 (ZERO) em ambos os campos como mostra a figura abaixo, clicando em Editar Parâmetros.
Amplificar
 7 - Seguindo o mesmo procedimento acima iremos procurar pela opção Normalizer e faremos o mesmo procedimento anterior, porém, marcando todas as opções conforme a figura abaixo.
Normalizar
 8 - Nesta próxima etapa iremos inserir o parâmetro para exportar o arquivo a ser normalizado em MP3. 
Salvar arquivo em MP3
 9 - IMPORTANTE! - Agora devemos organizar as opções para que fiquem da figura abaixo clicando sobre a opção e escolhendo em Mover para Cima ou Baixo para ficarem nesta ordem: Amplify, Normalizer, ExportMP3.
Colocando em ordem os procedimentos
 10 - Agora é só escolher Arquivo, Aplicar Arquivo de Lote e escolhermos o Parâmetro personalizado que criamos (Normalizar).
Aplicando o nosso Arquivo de Lote para que a Música receba os parâmetros para ficar Normalizado o Volume.

Aplicando ao arquivo aberto que Selecionamos
11 - Feito o Procedimento, aparecerá varias telas aplicando os devidos parâmetros e em seguida o Audacity criará uma pasta chamada cleaned com o novo arquivo modificado e pronto para usar.

Pasta criada dentro da pasta onde selecionamos o arquivo original.

Agora sim o arquivo está pronto para ouvirmos sem a variação de volume.

DICA: Se quiser fazer em mais de um aquivo, na imagem anterior em vez de escolher a opção Aplicar ao Projeto Atual, selecione Aplicar aos Arquivos... e selecione todas as musicas que desejar Normalizar.


0 comentários: