Fique Ligado nas Notícias!

Linux Mint 12 - Lisa

Depois de muito tempo de abandono com as atividades, deixei de dormir 1hora a mais para poder retomar as postagens do blog. E neste clima motivacional venho vos apresentar um grande lançamento.


Trata-se do novo Linux Mint 12 - Codinome Lisa.
Sou um grande fã desta distribuição, baseada no Ubuntu. Esta versão és baseada no Ubuntu 11.10 e ao contrário do Unity utilizado no Ubuntu, o Mint permanece desde sua primeira versão até hoje com o Gnome.


Na sua 12ª Edição encontramos muitas novidades dentre elas podemos destacar:


GNOME 3 e MGSE:

"MGSE" (Mint Gnome Shell Extensions) é uma camada em cima da área de trabalho Gnome 3, que torna possível para você usar Gnome 3 em uma maneira totalmente diferenciada da tradicional. Você pode desativar todos os componentes dentro MGSE para obter uma experiência 100% do Gnome 3, ou você pode habilitar todos eles para obter uma área de trabalho Gnome 3 que é semelhante ao que você estava usando antes(área de trabalho padrão dos antecessores Linux Mint). Claro que você pode também escolher e só permitir os componentes que você gosta de projetar seu próprio ambiente de trabalho, fazendo com que seu estilo de usar e características façam parte do sistema em uma experiência única e diferenciada.
As principais características em MGSE são:
  • O painel de fundo
  • O menu de aplicativos
  • A lista de janelas
  • A área de trabalho centrada em tarefa (ou seja, você alternar entre janelas não, aplicações)
  • Ícones da bandeja do sistema visível
MGSE também inclui extensões adicionais, tais como um media player, e inúmeros avanços para a Gnome 3.
O Linux Mint 12 é uma mistura de antigos e novos. É um novo desktop, mas com componentes tradicionais. A nova tecnologia no Gnome 3 é emocionante, mas os componentes do MGSE fazem os usuários se sentirem mais em casa pela opção de deixar o sistema com a sua cara. Como nas versões anteriores, apesar do fato de que ele é baseado no Gnome 3, parece e se comporta como um desktop Mint tradicional. Você pode iniciar aplicações a partir do canto inferior esquerdo, facilmente alternar entre os aplicativos e espaços de trabalho usando a lista de janelas ou atalhos de teclado, manter um olho em suas notificações no topo e acesso Gnome três características como "atividades" a partir do canto superior esquerdo.

MATE:

MATE é um fork do Gnome 2, que é compatível com o Gnome 3. Graças à MATE, você pode executar ambas as versões do Gnome no mesmo sistema.

MATE 
MATE está presente na edição em DVD do Linux Mint 12. Usuários da edição de CD pode instalá-lo através do mint-meta-mate pacote.
MATE é novo, não é completamente estável ainda, e está faltando algumas peças. Ele está sendo mantido ativamente e com estreita colaboração entre os desenvolvedores MATE e Linux Mint. Com o tempo o projeto vai ganhar maturidade e fornecer aos usuários uma experiência de desktop tradicional e sólida.
Eventualmente, MATE será idêntico em todos os sentidos para Gnome 2 e representam o futuro dos desktops tradicionais dentro do Linux.
Em Linux Mint 12, ambos MintDesktop (no RC) e mintMenu (na versão estável) são adaptados e receber total apoio para trabalhar com MATE.
O Linux Mint 12 vem com Kernel 3.0 por padrão.
Para baixá-lo clique aqui.

0 comentários: