Fique Ligado nas Notícias!

Distribuições Linux Educacionais


Logótipo EdubuntuEdubuntu - http://www.edubuntu.org - O Edubuntu é uma personalização para escolas da conhecida distribuição GNU/Linux Ubuntu (http://www.ubuntu.org). A base do Edubuntu é Debian, ou seja, tem por base um dos sistemas de gestão de software mais estável e flexível do mundo do software livre. A instalação do Edubuntu é muito fácil, quer seja um professor ou um aluno, ou um administrador à procura, por exemplo, de um sistema LTSP. A instalação pode ser feita em português e a maioria das aplicações pré-instaladas têm também tradução para português. O ambiente de trabalho é bastante apelativo para todas as idades. O acesso facilitado aos repositórios do Ubuntu permite a instalação fácil de aplicações através da internet.
Logótipo OpenSUSE EduopenSUSE Education - http://en.opensuse.org/Education - O projecto openSUSE Education pretende facilitar a utilização da distribuição GNU/Linux openSUSE em ambientes educativos. Tal como outras distribuições do gênero procura do lado dos alunos e professores, documentar e fornecer aplicações educativas relevantes, e do lado dos administradores, facilitar ao máximo a instalação e a gestão de uma escola, incluindo software como o Class e o centre (para a gestão dos alunos), como o Koha e OpenBiblio (para gestão de bibliotecas), o Moodle (plataforma de e-learning), Metadot (portal), etc. A instalação do software pode ser feita adicionando os repositórios educativos openSUSE ou o CD-Edu, a uma instalação openSUSE já existente.
Logótipo Skole LinuxSkolelinux (Debian Edu)http://www.skolelinux.org/ - O Skolelinux é uma versão da distribuição GNU/Linux Debian otimizada para escolas. O sistema de gestão de pacotes Debian é mundialmente aclamado, assim como o sistema de controle de qualidade. O Skolelinux herda diretamente todas estas vantagens. O Skolelinux prima na perspectiva de administradores. Insira o CD, responda a três questões muito simples e assista à instalação do Skolelinux no servidor. Além de incluir software educativo, o Skolelinux vem pré-definido com diversos serviços úteis, tais como: catálogo central de utilizadores; armazemanento central; solução thin-client; compartilhamento de impressoras; servidor proxy. Para ter uma noção mais concreta de um arquitectura escolar baseada em Skolelinux consulte a página do projeto e veja este esquema.
Logótipo KaroshiKaroshi - www.karoshi.org.uk - O Karoshi é uma distribuição GNU/Linux otimizada para escolas, baseada no PCLinuxOS. O Karoshi tem imensas funcionalidades orientadas para a rede escolar e para a sua fácil administração. Para mais informações consulte a página do projeto.

Logótipo K12linuxK-12 Linux - http://www.k12ltsp.org - O K-12 Linux é uma distribuição GNU/Linux baseada em Fedora Linux e no Projeto "Linux Terminal Server". Os repositórios são compartilhados com os do Fedora podendo-se adicionar milhares de aplicações livres facilmente.

Fonte: Escolas Livres

0 comentários: