Fique Ligado nas Notícias!

Como ouvir radio on-line no linux

Bueno pessoal venho aqui fazer uma postagem interessante, sobre radio streamming no linux.
Tive algumas dificuldades então reproduzi esse tutorial para que possa ajudar o pessoal com mesmo dificulto. Me baseei a radio dos meus camaradas da Conexão UFO para o tutorial, espero que lhe seja útil.
OBS.: Eu utilizo LinuxMint(gnome), quem usa Ubuntu e/ou Debian é a mesma coisa.


Primeiramente os pacotes a serem baixados via Synaptic:
  • mplayer
  • totem-xine
  • ffmpeg
clique com o botão direito do mouse em cima do pacote e marque: Marcar Instalação
depois clique acima em Aplicar para instalar.






Também poderia instalar usando um terminal: sudo apt-get install totem-xine mplayer






Após instalar os pacotes abra um editor de textos e salve com extenssão .mms, no meu caso uso o gedit:




Feito isso, após a instalação dos pacotes no menu principal no meu caso uso o gnome. Aplicações > Som e Video > Movie Player (em alguns casos se chama Totem).




Vá no menu filmes e em Abrir e selecione o arquivo que você salvou com extenssão .mms contendo a rádio.





Espere carregar e desfrute da rádio de sua preferência.



se preferir pode execurar a radio no terminal com os comandos:
mplayer endereçodaradio
ex.: mplayer mms://salomueller.zapto.org:6000/ (no meu caso)

ou se tiver problemas do som ficar picando use:
mplayer -nocache endereçodaradio
ex.: mplayer -nocache mms://salomueller.zapto.org:6000/ (no meu caso)

Radio rodando:





Para parar de tocar no próprio terminar digite CTRL+C ou vá em Sistema > Administração > Monitor de Sistema > Aba Processos
e procure pelo processo chamado mplayer e termine-o.

Espero que tenha ajudado a todos

0 comentários: